domingo, 1 de novembro de 2009

Segurança ou acidente

1 ano de lei seca, completou-se semana passada e aqui no Estado do Rio a taxa de mortalidade despencou para 40%. O impacto disso é enorme. O custo de uma vitima de acidente de transito é elevado por ser um paciente com politraumatismo que necessita de exames de raio X, de cirurgia, de tomografia, de neurologistas e ortopedistas além da internação e da recuperação prolongada. Isso foi relatado pela coordenadora de vigilância de mortes violentas do Ministério da Saúde, Marta Silva.

É de se comemorar essa queda de 40% e parabenizar o autor da lei, deputado Hugo Leal (PSC-RJ). Ele diz que tudo isso é graças ao aumento do rigor da fiscalização na rua. A fiscalização é um investimento que dá retorno imediato por que alivia as emergências dos hospitais e diminui o número de mortes. É importante que as campanhas e a fiscalização sejam permanentes.

Qual seria a lei que sem a devida fiscalização seria levada a sério? As leis só são cumpridas quando há muitas punições. Tem muitas leis que ai estão em vigência que parecem mais uma piada e não pela falta de fiscalização ou pelo descumprimento da mesma, é pela própria lei em si ser absurda ou horrível de errada. Por outro lado existem muitas leis serias e de extrema importância como essa contra o uso da bebida ao volante do carro e que ainda precisa de muita fiscalização, campanhas e punições também para poder ser cumprida. É uma lei que visa salvar vidas, ou que evita milhares de mortes trágicas, as pessoas apenas deviam ter a consciência e a sensatez de dirigir sóbrias, mas infelizmente isso não acontece simplesmente pela consciência ou sensatez das pessoas.

Quem está seguro? Com tantas pessoas que precisam ser obrigadas a agir com consciência e sensatez.

Por que não se diz nada sobre o acidente do vôo 447 ter sido em uma área desabitada, em alto mar? É provável que a maioria dos vôos sejam feitos por alto mar, apesar disso ainda tem muitos voos que trazem riscos e perigo de vida não só para quem está viajando nos aviões, mas principalmente para as pessoas em solo firme e que estão em meio ao trajeto desses aviões. Seria o caso de se criar uma lei que obrigasse a haver uma checagem completa de todo avião antes de cada vôo, a diminuição drástica da passagem de aviões por essas áreas povoadas e eventualmente até a indenização vitalícia que seriam pagas tanto pelo governo quanto pelas empresas aéreas, para as pessoas que morram em lugares onde há grande freqüência de passagem de avião.

Essas medidas seriam muito sensatas a serem adotadas como lei, mas creio que será preciso antes uma grande tragédia neste sentido de um avião vir a cair por sobre uma cidade e matar varias pessoas, ai depois talvez se faça alguma coisa.

Finalmente deveria ter uma lei no sentido não de fiscalizar o uso da camisinha (preservativo), porque é lógico que iria ferir o direito de privacidade e intimidade de cada um, mas uma lei que obrigasse ser feito o teste de AIDS uma vez a cada 6 meses. A medida dessa lei facilitaria muito da pessoa saber o quanto antes se tem a doença e então começar a se tratar de imediato, com os devidos cuidados. Além disso contaminando assim a menor quantidade de pessoas possível. porque a pessoa quando sabe através de exames médicos que tem a doença confirmada, ela tende também a se prevenir a partir daí.

O impacto disso é enorme

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