domingo, 1 de novembro de 2009

É UMA PENA...

Quem tem é galinha, pato e outras aves... tem também o Código Penal de leis, no futebol tem a penalidade máxima...

Um sentimento que envolve vergonha, culpa, remorso, tristeza, punição, castigo e sofrimento para suavizar o termo alguns trocam as palavras e chamam de compaixão ou piedade. É um modo de compensar ou de retribuição...

Não sentir pena de si mesmo é certo? Quando, como e por que uma pessoa pode sentir pena de si própria ou de outra pessoa?

Sentir pena de si é algo que costumam fazer pessoas que se fazem de vitimas ou que tentam se passar por pobres coitadas.

O que resta a um homem que já perdeu tudo o que havia de mais importante em sua vida? O que um homem assim pode temer ou do que ter medo?

Se você perde quase toda sua honra e dignidade humana, é injustiçado e passa por covardias antes mesmo de saber o que significam essas coisas... eu era apenas uma criança quando já sofria tantas injustiças e covardias.

Perdi minha mãe muito cedo e de uma forma trágica. Meu pai morreu há 2 anos. Estou desempregado há uns 10 anos, praticamente a marinha foi meu único emprego decente até hoje, mas lá só permaneci 1 ano e 6 meses. Quase ao mesmo tempo em que sai da marinha perdi minha esposa e filho. A maioria dos meus amigos ( por maioria digo 99%, pra não dizer todos), perdi totalmente contato ou são virtuais, ou seja, só temos algum contato por Internet. Então tenho vivido bem dizer isolado, a minha maior companhia é a solidão. Como não fosse o bastante ainda me tornei um apostata, sinto cada vez mais a apostasia preencher o vazio em mim que antes só Deus preenchia.

Lembro uma vez que uma pessoa numa tentativa quase desesperada de me convencer a fazer o que ela achava ser o certo, me disse: “Não tenha pena se você mesmo, porque ninguém vai ter”.

Me parece que esse sentimento da pena é como um fantasma ou sombra que acompanha pessoas que são muito sofridas. Era de ser perfeitamente compreensível, como vê uma pessoa a sofrer um tão grande sofrimento e não se comover, não sentir dó, compaixão, piedade, enfim pena mesmo...

Ora mas se uma pessoa não deve sentir pena de si mesma e se outras pessoas também não devem sentir pena uma das outras. Afinal o que se deve fazer é se odiar ou ser inimigo de si próprio ? Eu deveria então me odiar ou voltar-me contra mim mesmo? Será que não é isso o que fazem os suicidas? Não tendo mais nada que possa fazer além de sentir pena de si, mas não devendo ter pena de si acaba se odiando e com esse ódio se mata.

Todas as pessoas necessitam de alguns bons motivos para continuar a viver, uma medida suficiente de felicidade, aquilo que alguns chamam de ter qualidade de vida. Sei que é um tanto quanto confuso, o que não chega a ser incoerente, mas devo negar que quase todos os meus discursos sobre injustiça e covardia da vida se resumam em diferenças entre pobres e ricos. Exatamente agora a pouco, havia mencionado a qualidade de vida, motivação e felicidade que não tem a ver só ou principalmente com pobreza ou riqueza. Ter mais ou menos dinheiro, ter muita ou pouca grana não é tão relevante quanto pareça ser, porque a maior felicidade da vida está em algo que não se compra ou se vende nem por todo o dinheiro que possa existir no mundo. A maior felicidade, é claro, é amar e ser amado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário