quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Covardia e Coragem

Maior é o perigo onde maior é o medo. Me parece que tenho vivenciado muito esse ditado ultimamente. Se tem duas coisas que me dão pavor só de pensar são injustiça e covardia. De 5 anos pra cá tenho me tornado cada vez mais covarde em relação a quase tudo.

A covardia tem 2 lados. Aquela em que se tem coragem de praticar grandes maldades propositalmente e aquela em que se tem medo. O medo pode ser 3, o de praticar a maldade, o de sofrer a maldade e o de assistir a maldade acontecendo bem perto de si e não poder ou não conseguir fazer nada além de sentir mais medo ainda.

Sempre fui ou pelo menos até meus 24 anos fui um homem destemido, exceto pelo medo do escuro, que é bem comum na infância, mas que eu já quase aos 20 anos ainda tinha.

Nem mesmo os super-heróis da ficção conseguem resolver todos os problemas da melhor forma e além disso muitos dos problemas que os super-heróis resolvem tem alguma ajuda dos não super-heróis, ou seja, dos seres humanos normais. É por isso que gosto tanto do seriado Small Ville, por demonstrar muito bem essa lado da limitação do super-herói apesar de ser um super-herói. Porque a principio muitos pensam que pra ser um super-herói só precisa de um vilão e um ponto fraco, mas todo herói precisa também de uma limitação.

No caso de Small Ville, o Superman enquanto Clark Kent conta muito com a ajuda da sua fiel escudeira Chloe Sullivan e por outro lado também conta com ajuda de outros heróis como o Arqueiro-Verde. Essa é a principal limitação de todo herói, que acaba toando a ficção do herói menos ficção e que contextualiza mais o herói com a realidade real da vida real. O principal vilão é o Lex Luthor e a sua fraqueza é a criptonita. A Lana da um toque especial de romance a trama e humaniza mais o herói.

Ainda em relação a limitação dos super-heróis, vejam vocês que sozinhos eles não conseguem nada, igualzinho a nós. Quer dizer se os super-heróis precisam de Campânia e de ajuda de pessoas que dirá nós meros mortais humanos sem nenhum super poder, se não tivermos Campânia e nem contarmos com a ajuda de alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário