quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O espelho do amor



Ágape é o nome do supremo amor que Deus  tem por nós e que também é o mesmo amor pelo qual somos levados a amar a Deus. Porque Ele nos amou primeiro é que o amamos.
Um pensamento novo que me ocorreu hoje acredito ter sido no mínimo muito interessante. Muitos conhecem ou já devem ter ouvido falar que dos 10 mandamentos 2 são os mais importantes:  amar ao próximo como a si mesmo e a Deus sobre todas as coisas.
Ora, Deus apesar de absolutamente poderoso não podia simplesmente amar a si mesmo e ser verdadeiramente feliz com isso. Deus precisava se sentir voluntariamente amado por outra pessoa. Deus precisava muito ser amado porque Deus é amor. Por isso Deus criou o ser humano com o dom do livre arbítrio. Deus nos presenteou com essa capacidade de escolher ou de decidir para podermos amá-lo ou odiá-lo de acordo com a nossa própria vontade e independente totalmente da vontade dEle (de Deus). Mas Deus sendo tão poderoso não poderia nos obrigar a amá-lo, exigir, cobrar ou tentar comprar  de nós o amor? Muito diferente de nós Deus poderia sim fazer tudo isso mas jamais faria porque obviamente Deus sempre soube que não é possível, nem mesmo para Ele, obrigar a alguém amar de verdade assim como é impossível também comprar o amor verdadeiro. Nem com toda riqueza existente no mundo compraria um amor verdadeiro. Porque um amor vendido é um amor comercial e falso. Deus não se interessa por nada que seja falso ao contrário de nós que estamos acostumados com mentiras, com produtos piratas, dvds falsificados, gato net, gato isso, gato aquilo. Já pra Deus só interessa tudo o que for original e puramente verdadeiro.
Assim como nós naturalmente magoamos e decepcionamos muito a pessoas da nossa família ou pessoas que amamos, assim também fizemos com Deus. Mas Deus já estava preparado para ser amado ou magoado ou odiado. E quando tudo começou, lá atrás, nós amávamos a Deus mas desobedecemos e caímos no erro, pecamos e Deus já sabendo que isso aconteceria providenciou o plano da salvação através de Jesus porque Deus muito nos amava e ainda nos ama. Outro ponto a observar é que Deus nos fez a sua imagem e semelhança e por Deus nos amar tanto e precisar ser amado por nós é que Ele também precisava  se ver através de nós. Da mesma forma que se parecem conosco e além disso da mesma forma como nós vemos nossa imagem claramente refletida no espelho, de forma igual Deus se vê através de nós como se olhando no espelho, se nós o amamos. 2quando amamos a Deus, Ele se vê a si mesmo através de nós.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário