domingo, 21 de outubro de 2012

Investindo em pessoas


Minha prezada chefe, em virtude principalmente dos meus atrasos, já aguardando uma provável advertência ou algo pior, venho através deste escrito-digitado, tentar justificar o que talvez seja injustificável ou ao menos prestar uma modesta satisfação e para no final fazer um pedido, desde já agradecendo por sua atenção e cordialidade.
Não vai ser fácil mas vou procurar resumir. Sinto a necessidade de expor minha razões e/ou motivos e de abrir o jogo dizendo a verdade, inclusive para evitar que se conclua que faço que faço, é deliberadamente ou de propósito e por não levar o trabalho a sério. Sim, sim, apesar do meu jeito brincalhão e meio bobo, sempre rindo e rindo, eu sei muito bem levar as coisas a sério.
Bem, se não me falha a memória, a supervisora Fulana já me falou pelo menos duas vezes que ela morando mais longe chega no horário e eu que moro mais perto ou melhor dizendo relativamente mais perto, chego atrasado. Aliás achei a postura da supervisora Fulana super coerente, cumprindo seu papel de liderança, porém se o meu problema fosse de distancia, não existiria problema, estaria tudo resolvido, mas a minha dificuldade não é essa, na verdade eu poderia morar até o dobro da distancia que moro se o meu horário de chegada no Empresa fosse de 18 ou 20 horas ao invés de 14 horas.
Lógico que estou ciente desde  começo de que meu horário seria esse. Ainda estou em fase de experiência e adaptação ao serviço mas tenho enfrentado basicamente duas criticas dificuldades: não conseguir dormir antes das 2 horas da manhã e pior não conseguir acordar antes do meio dia. Agora você já sabe a verdade Chefe e o meu pedido é de um pouco mais de tolerância ou paciência e apoio. Não quero ser privilegiado aqui, pois sei que todos tem suas dificuldades de diferentes formas. Não quero ser visto como pobre coitado e não suporto pensar que estão com pena de mim. Realmente preciso muito deste emprego, talvez mais do que qualquer uma outra pessoa e estou me esforçando ao máximo para melhorar e prometo continuar me esforçando e vencendo meus próprios limites bem como os obstáculos exteriores.
Antes de trabalhar no Empresa eu só dormia após as 4 da manhã, agora já consigo dormir aproximadamente entre 2 e 3 horas. Alguns dias vou conseguir acordar antes das 11 horas da manhã, chegar no Empresa antes do meio dia e estar de volta em casa quase a meia noite. O ideal seria que eu acordasse entre 11:30 e 12 horas para chegar no Empresa entre 13:30 e 14 horas. Mas tenho acordado entre 12:30 e 13 horas. O Domingo nem se fala, pra eu chegar no Empresa as 11 horas faço um esforço pra lá de sobre humano. Não tem sido nada fácil mesmo mas espero contar com a sua compreensão e dos demais chefes e associados para que eu possa permanecer no mínimo por 3 meses pela empresa e depois só Deus sabe o que será de mim.


O que é ser profissionalmente qualificado?
Pelo exemplo que darei a seguir estou longe, muito longe de vir a ser um profissional qualificado e provavelmente nunca chegarei a ser.
Exemplo: as empresas ou o mercado de trabalho exige que o trabalhador esteja preparado para ser profissionalmente qualificado ou competente, se ele for: rápido, atencioso, imune a erros ou não sujeito a cometer erros e produtivo.
Em outras palavras ser um profissional qualificado é ter que ser mágico ou santo ou de preferência ser um mágico santo, pois se a mágica falhar é só fazer um milagre. O fato é que ser rápido, atencioso, não errar e ainda ser produtivo, que é logicamente e matematicamente impossível. Isso é a mais pura matemática proporcional que prova:
+ rapidez = - atenção = + erros
+ rapidez = - atenção = + produtivo
Ponto chave é: + atento = - rápido
- rapidez = + atenção
+ devagar = - erros = - produtivo
Na verdade em relação a produtividade creio que estou um pouco acima da meia mas oscilando com bastante frequência pra baixo e pra cima da media, só que oscilando muito mais pra cima do que pra baixo da media, me mantendo quase todo tempo um pouco acima da media. Ou seja, sou um profissional qualificado sim mas que ainda precisa melhorar muito porque as empresas exigem que estejamos sempre muito acima da media e se possível permanecer dando o Maximo do nosso potencial.
É bom lembrar que ser um profissional qualificado depende muito da função, do cargo, do salário, de boas motivações, etc, oferecidos ou não pelas empresas.


Outra referencia matemática com relação a profissão tão importante quanto rapidez e atenção são: tempo e dinheiro. Alias, vale dizer o ditado: a pressa é inimiga da perfeição.
Se você acredita que “tempo é dinheiro”, é bom também acreditar que “quem trabalha não tem tempo pra ganhar dinheiro” e que “trabalhando morreu um burro”. Passando dos ditados para a matemática, temos:
+ tempo para si = - dinheiro para si
- tempo para si = + dinheiro para si
A lógica é simples, perceba a pessoa gastar o seu dinheiro para comprar tempo com mais qualidade e também gasta o seu tempo para poder ganhar mais dinheiro.
O tempo é muito mais valioso do que o dinheiro, porque o tempo nos é limitado e o dinheiro é ilimitado. Nós temos por dia apenas 24 horas para ser dividido e ocupado por uma série de coisas importantes e entre essas coisas esta a profissão e o ganhar dinheiro. Além disso, temos uma expectativa de vida muito curta, aproximadamente 80 anos. Já o dinheiro ou a possibilidade de ser ganhar cada vez mais dinheiro é infinita. Basta por exemplo, ter um quantia considerável no banco para que o dinheiro automaticamente renda ou se multiplique através dos jutos e correções monetárias.













Nenhum comentário:

Postar um comentário