segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A música

Nada melhor para nossa audição do que a musica. Em meio ao dia a dia com tantos barulhos, a freada brusca de um ônibus ou caminhão, gente que grita com as outras na rua e que acha que quem está passando ao lado é surdo, xingamentos, a obra na casa do vizinho, o vizinho funkeiro que adora ligar o seu som no volume máximo ou o vizinho que não tem talento mas que se acha o melhor DJ do bairro etc entre outros, nossos ouvidos são penalizados constantemente, então nada como a boa a boa, serena, suave e bela musica para tranqüilizar os ouvidos e acalentar a alma.
Amo musica assim como amo chocolate, mas pra mim só existem 2 gêneros de musica, a boa e a ruim. A boa se subdivide em 2: MPB, principalmente as mais populares tocadas nas rádios JB, Nativa, Paradiso e Antena 1 FM e as clássicas românticas. Acredito que estamos passando por uma época de grave crise musical principalmente no que se refere a criatividade, originalidade e composição das letras com inteligência, romance e poética.
Desde 2010, aproximadamente, praticamente só tivemos alguns bons sucessos na chamada musica “sertaneja universitária”. As sertanejas em sua maioria não gosto, por melhor que sejam pois me deprimem muito e sem deixar a sensação boa de nostalgia como fazem comigo as musicas clássicas românticas.
A musica é tão importante em minha vida que posso dizer seguramente que para cada assunto interessante ou momento marcante em minha vida há elo menos uma musica clássica que menciona o assunto ou frase ou até mesmo chega a ser uma explanação do tema e ainda também pode registrar para eternidade um singelo momento vivido.
Entre alguns dos clássicos da MPB que mais gosto estão:
1 Oceano de Djavan
2 A força do amor do Roupa Nova
3 Leva de Tim Maia
4 O ultimo romântico de Lulu Santos
5 Bem que se quis de Gal Costa
6 Cheia de charme de Ivan lins
7 Caça e Caçador de Fabio Junior
8 Retratos e canções de Sandra de Sá
9 Exagerado de Cazuza
10 Ela une todas as coisas de Jorge Vercilo
11 Um anjo veio me falar de Rouge
12 Você é linda de Caetano Veloso
13 Não é fácil de Marisa Monte
14 Saigon de Emilio Santiago
15 Coração de estudante de Milton Nascimento


Não precisa ser um exímio observador pra perceber que dentre as 15 musicas que citei 99%, se não todas, tem pelo menos 1 década desde o seu lançamento. Alias algumas dessas musicas que citei já deve ter quase a minha idade e ainda continuam fazendo muito sucesso, tocando nas rádios como se fossem novos lançamentos. E essas são algumas das nossas melhores musicas clássicas da nossa estimada MPB ou MNBG (acabei de inventar, pena que não posso patentear agora e claro alguém vai acabar lucrando com a minha ideia, se for pessoa honesta talvez me procure para dividir o lucro comigo, é, Música Nacional de Bom Gosto, ou melhor acho que inventei, mas pode ser que já existe essa patente e ai eu que me lasco se pensei também sozinho nessa mesma ideia mas cheguei atrasado para patenteá-la, isso é justo? ).
No cenário internacional em relação a música também parece não estar muito favorável mas creio que está bem melhor que aqui no Brasil.
Ao meu ver a música perfeita é constituída basicamente de 4 coisas: melodia, voz, letra e interpretação.
A melodia é basicamente a harmonia de toda a parte sonora dos instrumentos. A voz, que é imposta pelo cantor e deve ter uma qualidade de afinação sempre acima da média. A letra, é o essencial e a interpretação vai depender de tudo isso e mais a marca pessoal do cantor.





-->
Eu falei rapidamente que a musica [e feita  de voz, melodia, letra e interpretação. Agora falando um pouco mais disso. Sobre voz o Brasil está muito bem servido de belas vozes, considero, com excessão de algumas regiões em que as pessoas tem uma voz naturalmente muito irritante, pra dizer o minimo de tais vozes. Mas ter uma voz bonita para musica não é tão importante quanto a afinação da voz. A afginação é até aonde sua voz é capaz de almocançar uma nota musical sem sair do tom apropriado. Em alguns casos a afinação da voz vai depender muito do trabalho da respiração. Nesses casos, obviamente ter um pulmão saudavel é indispensavel e o treinamento regular da respiração ao soltar a voz, no cantar, pois ai perde-se espontaneamente o ar ou o folego e é justamente ai que é preciso aprender e repetir tecnicas de como controlar ou dominar a medida ou a quantidade aproximada de entrada e de saida de ar ao cantar. Aqui está um trabalho arduo o bastante para os musicos ou cantores profissionais, pelo menos para os que não fazem parte de um pequeno grupo de privilegiados que já nascem com o dom de por exemplo alcançar notas altissimas ou tons altissimos, as vezes permanecendo por um longo tempo lá no alto, quase não fazendo qualquer esforço e ainda continuar totalmente dentro da afinação. Pense por exemplo em outro exemplo: quando o cantor passa de repente de uma nota muito baixa para outra muito alta sem desafinar, pois é, é ai que vemos que existem cantores de sucesso e cantores de sucesso. Explique-se Ivan Lins ao meu ver é um excelente cantor mas o bejo melhor como compositor.
Os casos de Claudia Leite, Sandy e Luan Santana mostra bem essas dferenças ao compara-los musicalmente. Sinceramente, a Claudia e a Sandy que me desculpem, ambas são lindas, verdadeiras divas da beleza e tal mas o Luan é disparadamente melhor como cantor do que elas. Só que elas tiveram muito mais “sorte” do que ele, porque ele pelo que sei teve apenas duas boas musicas, a do “meteoro“ e “amar não é pecado”
A Claudia fez muito sucesso como cantora de Axé mas nesse genro a Ivete Sangalo é a melhor. Alias Ivete é muito mais completa como cantora do que Claudia Leite para mim. E a Claudia parece tentar imitar a Mariah Carey e acaba forçando demais a barra para alcançar certas notas altas em algumas musicas e fica pessimo, o mesmo acontece com a Sandy. Além disso Axé assim como sertanejo, foró, funck e rock são generos que realmente não me agradam, com excessão de alguns poucos classicos romanticos dentro desses generos. Da Claudia Leite mesmo só tem duas musicas que gosto, a do “amor perfeito” e a do “coração é bobo vendo ocê ele derrete todo...” Já da Sandy, o que posso dizer é que ela e o irmão quando ainda crianças eram umas graças, cantando e interpretando: abre a porta mariquinha, eu não abro não” entre outros, inclusive pra mim as melhores musicas  dos dois até hoje estão no disco “as 4 estações”. Esse disco ao meu ver foi o auge deles. Fora isso é óbvio, eles sempre tiveram duas grandes fortes influencias na familia: o pai e o tio, chitãozinho e chororó. A própria Wanessa Camargo é muito melhor cantora que a Sandy mas a Wanessa é cantora do genero ro mantico e esse é o genero que atualmente ou melhor dizendo que já há bastante tempo enocntra-se praticamente estaguinado. Está muito dificil criar musicas para este genero ou os compositores deste genero estão sem inspiração. Estamos numa época em que os sucessos vem de cantores horriveis e de musicas piores como: Restart, Michel Teló etc


A musica é tão importante na minha vida que apesar da minha timidez, costumo cantar em publico em Karaoke. E apesar de ser suspeito pra dizer, até que não me saio tão ruim.
Não posso falr de musica e não falar das divas da MPI ( musica popular internacional): Mariah Carey, Caline Dion, Witney Houston (em memoria), Lara Fabian, Toni Braxton e Adeli. São cantorasperfeitas com musicas perfeitas, clássicas e algumas delas com musicas suficientes para rechear um disco inteiro e fazer o disco de musicas perfeito. É interessante notar através da musica a força ou o poder do idioma inglês sobre nós brasileiros, não sei como é sobre o resto do mundo, mas para nós em matéria de musica internacional, mais de 90% do que ouvimos é no idioma inglês. Prova disso é que se tivesse que citar mais de 5 musicas internacionais que não fossem no idioma inglês, não conseguiria. Me esforçando muito e levando em consideração o sono, só posso citar 2: La Solitudine Laura Pausini e Corazón Partio Alejandro Sanz.
Também não posso deixar de falar das musicas gospel que influenciaram e influenciam muito na minha vida. Principalmente as que foram lançadas ou que fizeram muito sucesso entre as datas dos anos 1990 e 1995, nessa época ouvia mais a radio Melodia e após 1996 passei a ouvir mais a Elshaday ou MK.
Por fim não dá pra falar de musica e não falar de Michael Jackson o mito o mestre o melhor dos melhores!










Nenhum comentário:

Postar um comentário