sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O Apanhador no Campo de Centeio‎ de JD Salinger

JD Salinger morreu. O autor de «Catcher In The Rye», faleceu na sua casa em New Hampshire, com 91 anos. Embora o livro tenha sempre dado inspiração a diversos artistas, ficou mais famoso pelo facto de Mark Chapman, assassino de John Lennon, carregá-lo consigo no dia do crime.

A obra, escrita no ano de 1951, conta a história de um adolescente rebelde e das suas aventuras em Nova Iorque. Embora o autor nunca tenha dado autorização para uma adaptação da história, esta sempre inspirou as artes.

O personagem Holden Caulfied é referência na música e no cinema. «Chapter 27», protagonizado por Jared Letho, baseia-se neste livro. Tal como existem referências ao mesmo em «Conspiracy Theory».Mel Gibson desempenha o papel de um motorista psicótico, que compra todas as cópias da obra.

Na música, o grupo Green Day inspirou-se em Holden para o tema «Who Wrote Holden Caulfield?» do disco «Kerplunk» de 1992. Guns N Roses recorreram também à composição para a música intitulada «Catcher In The Rye».

No seu percurso, JD Salinger, escreveu ainda «For Esmé - With Love and Squalor». Os seus contos apareciam nas páginas de revistas como «Story» e «New Yorker». Foi na primeira que,o conto de estreia «Saturday Evening Post and Esquire», foi publicado em 1940.

Nenhum comentário:

Postar um comentário