quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A confiança e a família

Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! ver Jeremias 17:5

Certa vez escrevi sobre a confiança e ao meu ver agora confiança é a soma de sinceridade + liberdade + respeito. Ter confiança em alguém só vale a pena se for recíproco, ainda que não seja na mesma medida, pois cada um vivi, confia e ama em intensidade diferente.

Eu completei 3 décadas de vida e o senhor está completando praticamente o dobro. A cada 10 anos nós sofremos grandes transformações em nossas vidas, sendo assim o senhor deve ter passado por 6 dessas grandes mudanças até hoje. Isso significa, de certa forma, que tudo que sei e que aprendi, o senhor sabe e aprendeu em dobro, logo, por isso, quem seria eu para tentar dá alguma lição de vida ao senhor, apesar disso cá estou discursando sobre a vida.

O Senhor e a R. são para mim muito mais do que apenas pais, ainda que ser pai e mãe seja humanamente o grau máximo de todos os graus máximos, porém vocês dois jamais tiveram quaisquer espécies de obrigatoriedades em relação a mim e meus irmãos, fossem essas obrigatoriedades morais, legais ou mesmo espirituais, obrigações essas naturalmente comuns aos pais biológicos... para mim vocês foram e são muito mais do que pais adotivos ou biológicos, são pessoas especiais que foram especialmente preparadas por Deus para se importarem conosco. Com outras palavras não tenho o sangue de vocês e nem seus sobrenomes e certamente não tenho nenhum direito sobre alguma possível herança material ou financeira e nem gostaria de ter esse direito pra mim nem agora nem nunca (direito de herança esse, aliás que também costuma ser natural dos pais biológicos mas como meus pais não me deixaram nada de herança, graças a Deus nem bens e até onde sei também nem dividas e como ao meu ver creio ser bem melhor fazer pelos filhos em vida e enquanto eles são novos do que esperar para deixar uma herança após morrer ou quando os filhos já estiverem velhos ou em idade bem avançada, apesar ainda que concordo que a melhor hora para se receber uma herança de bens seja a hora que se mais precisa ou se mais necessita e neste ponto a maioria deve pensar que é na velhice que mais necessitamos de ajuda, talvez até seja, mas é na juventude que melhor podemos aproveitar da herança seja investindo ou usufruindo realmente. No mais se for para deixar uma herança para governo, para advogado ou uma outra pessoa qualquer que agente nem sabe quem é e nem o que essa pessoa poderá fazer, entra essas é lógico que escolheria deixar uma herança para meu filho) mas por outro lado a maior herança que poderiam me dá é essa de me sentir amado, cuidado e protegido hoje e muito provavelmente por todo o tempo que nos restarem a frente de acordo com a vontade de Deus.

Se eu invejo muito uma pessoa, faço desta pessoa minha inimiga ou se uma pessoa me inveja muito, faz de mim sua inimiga então muitas pessoas são inimigas ou se tornam inimigas primeiro não por desconfiança mas por terem inveja, ciúme, ódio etc

Deus nos ensina a amar inclusive nossos inimigos, mas ninguém é capaz de confiar em um inimigo. Por isso, digo que a confiança não está necessariamente ligada diretamente ao amor, entretanto, o amor está ligado diretamente a confiança sempre. Porque quem ama confia, mas na medida e ao passo que antes precisamos aprender com Deus a amar nossos inimigos, isso torna esse amor ai inimigo, um amor não totalmente espontâneo, nem muito menos recíproco e por isso não ocorre nestes casos a confiança diretamente ligada ao amor como ocorre nos casos em que amamos e confiamos em amigos, traçando essa comparação para exemplificar. Daí a importância da reciprocidade dos sentimentos. Buscando ser ainda mais claro, uma pessoa pobre que ganha um presente caro de uma pessoa rica muito dificilmente conseguirá retribuir o feito de igual modo, reciprocamente presenteando a pessoa rica com um presente de mesmo valor. Mas quando se trata de sentimentos, quem é que recebendo um sorriso, um abraço ou uma boa palavra de carinho, não poderá devolver na mesma medida.

O amor é um sentimento que se traduz em pequenos gestos e que fazem grandes diferenças no dia a dia. Esse é o presente melhor e mais especial que uma pessoa pode receber e doar ao mesmo tempo, é o dom do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário