terça-feira, 29 de setembro de 2009

A VIDA E A MORTE

Já falei aqui uma vez sobre viver e morrer com dignidade mas não expliquei direito o que seria o morrer com dignidade. Morrer dignamente não é só morrer sem dor ou sofrimento mas também é evitar que essa morte cause ou traga dor e sofrimento aos que ficam e/ou continuam vivos e que gostassem muito da pessoa que morreu.

A morte da minha mãe, por exemplo, me marcou profundamente porque ela era minha preferida e porque ela se foi muito cedo e bem antes que meu pai. Porém a morte de meu pai também está me marcando muito porque tive que acompanhar todos os processos pós morte dele de perto. Diferente da minha mãe que não acompanhei absolutamente nada após sua morte. Provavelmente fui poupado neste caso pois ainda era muito novo. Em compensação com meu pai tenho passado poucas e boas, inclusive agora depois de quase 3 anos de sua morte. Tenho ido com minha tia Coró, (também conhecida como tia Zumira ou Mirinha, é a única parente de sangue por parte do meu pai, pois minha mãe era filha única e jamais conheci qualquer parente por parte dela) várias vezes ao cemitério. Da ultima vez mais recentemente, fomos fazer a tal da exumação. Acredito que para os ricos até isso deve ser menos desconfortável do que para os pobres como eu e meu pai. Nessa hora também vem bem a calhar o ditado: O que os olhos não vêm o coração não sente. Na exumação do por de meu pai me senti no lugar dele e ao mesmo tempo imaginei meu filho me vendo naquela situação terrivelmente horrível. Aprendi bastante, jamais pensei que houvesse tantas formalidades e tarefas a realizar por uma pessoa após sua morte, como oficializar o óbito no cartório, além de passar por funerária, necrotério...

Nenhum comentário:

Postar um comentário