sábado, 12 de setembro de 2009

Privacidade, Fama e Anonimato

Não estou preocupado em ter mais ou menos privacidade e nem se serei famoso ou continuarei no anonimato pela arte de escrever, apesar que seria ótimo ter esse talento reconhecido também publicamente e voluntariamente da mesma forma que esse meu talento se desenvolve essencialmente pela iniciativa espontânea e pela publicação do que escrevo. Mas o mais importante na verdade é expor a minha historia de vida a partir do meu próprio ponto de vista que deve servir dentre outros propósitos os 2 mais importante são: deixar o conhecimento de quem eu fui e sou para o meu filho saber, uma vez que não tenho uma convivência com ele e nem sei se ainda terei, assim ele pode vir a ter a idéia melhor esclarecida sobre o significado pessoal de alguém que ele tem como pai. E por outro lado conceder fundamento e detalhes da minha historia de vida onde muitas pessoas podem ou poderão se basear e então formar conceitos, fazer julgamentos ou inclusive obter conclusões mais adequadas e coerentes. Porque é tão horrível quando prejulgamos, tiramos conclusões precipitadas ou definimos o que o outro é sem ao menos conhecer o suficiente para isso.

Além do que já não é uma boa pratica julgar as pessoas mas é o que mais fazemos constantemente então que no mínimo tenhamos de fato em nossas consciências a razão de que se faz necessário ter “material” o bastante para começar a fazer um julgamento sobre quem quer que seja.

Agora a questão problemática é que se deseja levar uma vida particular intimamente e bem reservada e ao mesmo tempo ser famoso e/ou não ser julgado injustamente por não ser conhecido verdadeiramente melhor, mas como afinal conhecer melhor uma pessoa que tem sua vida quase toda particular ou muito reservada na intimidade? É praticamente impossível. Por isso as celebridades sofrem um bocado por ter sempre pessoas tentando invadir sua privacidade, mas a invasão acaba sendo a única forma de os fãs conseguirem conhecer melhor seus ídolos. Mas as celebridades em geral querem ser famosas, aparecer bonitas para todo o mundo e ainda continuar sua vida particular como quando era antes da fama, no tempo do total anonimato. Pois vida particular todos temos, famosa ou anônima qualquer pessoa tem direito a privacidade. A fama tem seu preço tanto quanto o anonimato tem o seu preço e entre uma coisa e outra há uma escolha e uma renuncia. Independente da escolha e da renuncia é preciso primeiro ter boa vontade e sabedoria para administrar cada coisa na vida e se não for assim tudo vai sempre sair errado.

A fofoca é uma das formas de julgamento e invasão da privacidade que abrange tanto o anônimo quanto o famoso mas que costumas prejudicar muito o famoso que pode perder a fama, retornando ao anonimato ou pode ficar com a fama de má pessoa. A celebridade pode com a fofoca a seu respeito perder sua fama de uma vez só ou gradativamente ou pode ter sua fama denegrida. Já o anônimo não é prejudicado nesse sentido, lógico, pois a fofoca não pode tornar o anônimo nem mais nem menos anônimo ou não pode perder algo que nunca se teve, no caso do anônimo não dá pra perder a boa fama como se fosse famoso se sempre foi e é anônimo. E ainda que sua boa imagem seja denegrida mesmo enquanto anônimo a repercussão não será tão grave ou séria quanto acontece com uma pessoa famosa. A pessoa famoso é afetada desta maneira porque tudo que faz tem logo uma repercussão muito grande, na mesma proporção da sua fama, ou seja quanto mais famosa a pessoa mais repercussão ou audiência suas atitudes e comportamentos terão sobre as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário