sábado, 5 de maio de 2012

Vida boa e feliz

Como pobre que sou vivo até que bem ou razoavelmente bem, mas não sou feliz. Sou infeliz, não por ser pobre ou por me faltar dinheiro e bens materiais. Nunca fui ganancioso, ambicioso ou materialista. Mas felicidade pede sucesso pessoal que por sua vez pede sucesso profissional e familiar.

Estou desempregado há 10 meses. Ano passado quebrei um jejum de praticamente 10 anos sem emprego, passei a trabalhar de operador de telemarketing onde permaneci por 5 meses. Só pra dá uma pequena ideia do que vivo hoje, recebo R$ 5,00 em troca de no máximo 3 horas da minha presença. Fora isso dependo pra tudo da minha família. Alias a família para um homem na minha idade é extremamente importante. Porque é pela família que nos tornamos extensão da sociedade e por conseguinte do mundo, mas um homem ou uma pessoa sem família é como um parasita. Quando falo em família me refiro especificamente a pessoa que tem filho menor de 18 anos, ou seja, a sua própria família, o que no meu caso seria eu, meu filho e a mãe dele, mas nisso eu também fui infeliz já que estou separado há pelo menos 7 anos e morando sozinho.

Eu digo que vivo bem ou razoavelmente bem porque penso em milhares de pessoas que sei que vivem na mais absoluta miséria, são infelizes mas nem por isso deixam de viver ou tentam suicídio. Também penso em pessoas que não vivem na absoluta miséria mas que ainda assim vivem em muito piores condições do que eu. Além disso pra quem assistiu o pai e a mãe morrem na miséria. Não me julgaria melhor do que meus pais, então não posso reclamar de barriga cheia, pelo contrario sei que meu dever é de levantar as mãos pro céu e agradecer a Deus por tudo.

Acredito que muitas pessoas pensam que tenho vida boa ou se bobear para algumas pessoas, muito boa. Porque não tenho obrigação de trabalhar oud e acordar cedo. Não tenho grandes preocupações sobre meu filho ou quem sabe até pensem que não tenho nenhuma preocupação quanto a ele. Também não preciso me preocupar com aluguel e outras responsabilidades. E mesmo assim tenho onde morar, tenho onde comer e posso ter contato com meu filho, parece mesmo um milagre ou uma mágica. Se alguém duvida ou acha que estou inventando coisas para atrair audiência, eu desafio passar um dia comigo e vai ver que é tudo verdade.

Vamos lá, sobre ter onde morrer, o lugar que eu moro está longe de servir pra isso, está muito mais pra uma espécie de dormitório talvez. Comer, minha refeição normalmente costuma ser um café da tarde reforçado e as vezes um lanche a noite. Sou orgulhoso e já dependo muito da minha família por isso evito ao máximo inclusive de comer na casa deles, numa tentativa de causar menos prejuízos e de não me sentir tão explorador. Por exemplo água eu só bebo direto da torneira ou as vezes quando quero beber uma água gelada e filtrada, vou a igreja universal ou ao mercado. Se isso é ter uma vida boa ou muito boa, então eu nem posso imaginar oq ue é ter uma vida ruim. Mas passar as privações e necessidades de comida, bebida e outras semelhantes a essas que só afligem meu corpo e a minha saúde para mim é o de menos, o que mais me doi é não poder ser um pai melhor para o meu filho.

Ao meu ver vida boa seria se além de ter onde morar, comer etc, tivesse quem bancasse meus vícios, passeios, festas, viagens, noitadas e gandaias em geral. Mas de cada uma dessas coisas citadas, o meu único vicio que é minha única forma de diversão ou laser e distração pra mente, é a Internet. Óbvio que gosto de passear e viajar mas esses momentos tem sido raríssimos pra mim. No ano passado por exemplo, que me lembre se eu fiz 3 simples passeios foi muito. Já festas, noitadas e gandaias jamais foi meu forte, não sou chegado a tais coisas. Mas quanto ao meu único vicio, faço questão de bancar eu mesmo e pra isso muitas vezes, pelo menos 50% das vezes, deixo de fazer meu lanche noturno para poder pagar o preço do vicio.

No caso vou na lan-house todos os dias no horário das 20 as 22 horas. Quando acordo cedo, as 11 horas, volto a dormir e acordo as 14, ai vou para a lan-house ficando lá até as 16 horas. Mas normalmente meu dia começa as 16 horas quando, levanto da cama e saio de casa. Sem sono a noite o mais cedo que durmo é as 4 da manhã.

Se tivesse boa vida, em um dia como o de hoje, final de semana, tremendo sábado e começo de mês, todo mundo com grana no bolso e gastando e eu que gosto de cantar no karaokê, passei por ele desolado, tudo que tinha era R$ 5,00 e para que pudesse parar ali, o ideal seria que eu tivesse no mínimo 50 reais,a pesar que já passei ali muitas vezes com apenas 20 reais e muita cara de pau. Meu falecido pai costumava dizer que um homem sem dinheiro no bolso não é homem, é um fantasma e parece que estava certo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário