terça-feira, 2 de março de 2010

Injustiça, vingança direta e vingança indireta

O efeito começa desta maneira: A10 é estrupada por C33 se fosse pelo efeito da vingança A33 estruparia inevitavelmente C10 ou A40 estruparia C15, ou seja, na vingança estaria completa se alguém da família A devolvesse o estrupo sofrido a família C. mas não é necessariamente por vingança que o efeito do mal retorna. Tomemos por base o mesmo caso anterior se A10 que foi estrupada ficar traumatizada, não fizer tratamento para o trauma e se ela ou a sua família não se vingar devolvendo o mal sofrido diretamente a família C, então A10 terá um filho e provavelmente criará e educará esse filho para ser um futuro estrupador e é ai que o efeito do retorno é indiretamente causado.

O exemplo de efeito do retorno indireto fica mais claro se enxergado A10 como homem, então A10é estrupado por C33, A10 ficamuito traumatizado, não faz tratamento medico para esse trauma e nem ele nem ninguém de sua família consegue devolver o mal a família C, porém mais tarde aparece N21 e A10 estrupa N21. A principio ninguém sabe e não entendem o por que de A10 ter estrupado N21, mas o motivo é o que chamo aqui de inevitável efeito do retorno indireto ou vingança indireta.

Ainda voltando ao exemplo de A10 como mulher, ela poderia tanto ter um filho e criar e educar este filho para ser um futuro estrupador como também ela poderia estrupar um filho pequeno de C33 ou alguma criança da família de C33. No caso de A10 ter um filho e esse se tornar estrupador, A10 seria vingada indiretamente pois a vingança só seria direta se causada a alguém da família de C33.

Esse efeito do retorno indireto é semelhante e pode ser confundido ao costume que muita gente tem de descontar suas frustrações ou raiva em cima de quem não tem nada a ver com isso. Por exemplo: tenho uma briga ou discussão no trabalho e chego em casa explodindo de raiva, descarregando boa parte ou toda a raiva na primeira pessoa que encontra em casa. Ou o inverso, saio de casa brigado com a esposa e chego no trabalho e desconto tudo nos clientes, freguesia e ou colegas de trabalho.

Pensando assim você tem um filho ou filha e na medida do possível você procurou dar carinho, atenção e investir da melhor forma no seu filho. Sem saber e sem poder evitar que amanhã seu filho seja assaltado e morto na rua por um bandido qualquer ou que amanhã seu filho te dê uma neta e essa neta seja estrupada, podendo acontecer de muito mal a justiça solucionar o caso, não conseguindo pegar o assassino do seu filho ou o estrupador de sua neta para puni-los com justa punição que merecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário