terça-feira, 13 de abril de 2010

A dificuldade entre a alta tecnologia, a Internet e as doutrinas Biblicas

Até o século passado ou 100 anos atrás, a Bíblia podia seguramente prever a maioria, talvez até 99% dos acontecimentos contemporâneos modernos por todo o mundo e poderíamos tranqüilamente ter na Bíblia uma base fundamental forte de orientação cristã para viver. No entanto neste ultimo século a Engenharia Eletrônica, a Engenharia da Computação e a Engenharia de Telecomunicação aceleraram, voaram e evoluíram de um modo assombrosamente incrível,aliás especialmente na ultima década e não parou, continua a crescer em um ritmo ainda muito alucinante, tanto que já posso imaginar em 2020 todos os pobres-não-miseráveis cada um com seu computador e Internet em casa.

Outra coisa incrível é como o pobre prefere passar fome para mostrar que está bem contextualizado na sociedade, ou seja, parece querer provar aos mais abastados que consegue se manter inserido na sociedade mesmo e/ou apesar da condição de pobre, o que não é nenhuma novidade. A novidade em si afinal é a dificuldade de se ensinar a Bíblia para ser praticada na nessa nossa realidade atual!

Antes tudo estava na Bíblia, havia pelo menos 1 exemplo relevante de como fazer o certo (andar na linha ou praticar o bem) e por que não fazer o errado.

Caim matou Abel, conhecemos essa historia bastante bem. Fulano que roubou a primogenitura do irmão sabemos também como foi que aconteceu, por que aconteceu e quais foram as conseqüências disto. Caim foi castigado e morreu sem perdão de Deus. O tal fulano que roubou a primogenitura do irmão, se não me falha a memória também foi castigado, isto é, sofreu as conseqüências do seu mal ainda em vida e além disso morreu sem o perdão de Deus, ou seja, é pagar pelos erros cometidos em vida mesmo após a vida, eternamente sofrer.

E no caso de Davi, por exemplo, que cometeu um grave erro ao planejar a morte de um homem para ficar com a mulher dele. Davi sofreu duras conseqüências por isso mas ao final foi perdoado por Deus. Esses são casos de inveja, roubo, cobiça e de homicídio, casos específicos e bem claros.

A Bíblia é repleta de casos como estes e outros que nos servem para exemplo e na maioria dos casos são compatíveis com erros atuais, são casos bíblicos muito antigos que podemos trazer para a pratica hoje, podemos usar como um modo de comparação e aplicar os resultados a nossa realidade. Porém como dizer as crianças, ensinar aos nossos filhos sobre computador e Internet a luz da Bíblia se não há nada na mesma, nada se quer parecido com um computador ou Internet.

Acho que é muito complicado e confuso para uma criança assimilar que o computador pode ser bom e mau ao mesmo tempo.

Como combater os novos pecados ou crimes virtuais? Existem muitos jogos de vídeo game para computador em que é permitido roubar, matar entre outros sem que ninguém saia prejudicado de imediato na realidade, aliás pelo contrário o que há de imediato é um beneficio ainda que momentâneo, mas há o beneficio do divertimento, entretenimento ou lazer para a criança é uma alegria, um estimulo muito importante e necessário até. Para nós adultos e cristãos esses games não passam de um grande estimulo a violência e são extremamente prejudiciais as crianças.

Fato é que a criança nunca vai pensar igual a um adulto, pois elas nunca foram adultos, mas nós adultos já fomos crianças, então podemos pensar igual a elas e se colocar no lugar delas.

A maioria dos adultos de hoje não tiveram quando crianças computador e nem Internet e por isso cetamente era mais fácil compreender e aprender os ensinamentos bíblicos. Mas se simplesmente proibirmos, afastarmos ou se ao menos tentarmos impedir as crianças de atualmente de usar o computador, provavelmente estaremos correndo grande risco de traumatiza-las e principalmente de faze-las odiar a Bíblia, a igreja e a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário