quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O forte poder das palavras


A poderosa força que tem as palavras é algo que me faz pensar muito inclusive antes de falar e também que me faz escrever.
Pra inicio de papo pela palavra de Deus foi que o mundo surgiu e tudo que existe Deus criou, ordenou que se fizesse pelo som da sua voz, com o uso das palavras.
Também não é por coincidência que a ferramenta mais preciosa na vida de um cristão é a espada afiada, cortante, penetrante, é a Bíblia. Para simplificar, nada mais é do que um livro composto por milhares de palavras.
Na escola, no 1 grau, atual ensino fundamental, eu já adorara matemática, primeiro porque não precisava ter o trabalho de decorar respostas certas, pois muitas fatalmente induziam a errar na hora da prova.
Diferentes das outras matérias matemática era assim ou aprendia ou aprendia. Nela dificilmente 1 + 1 será igual a 3 ou 4 ou 10 ou zero, já em português dependendo do contexto, da situação, da virgula, do clima, do sol, da chuva, do vento etc ou ainda mais da combinação ou mistura dessas condições,  a palavra “velho” tanto pode significar novo, como pode significar velho, como pode não significar nem velho nem novo e como pode significar velho e novo, sendo as duas coisas ao mesmo tempo. Sabe aquela coisa do mais ou menos que nos leva a duvida: mais pra mais ou mais pra menos? Ou seja, é preciso uma minuciosa investigação para descobrir se é mais pra velho ou mais pra novo. Pois é, deve ser por isso também que sou meio louco das idéias.
Além disso sempre gostei da influencia lógica da matemática e da forma como os números se interligavam para resultar na solução dos problemas. Apesar de gostar da matemática até mais do que do português, também gostava do português e sempre tive muita facilidade com português mais do que com matemática. Além de eu ter uma lógica de raciocínio apurado (embora não tão rápido na pratica), com textos muito bem intrincados que me levam a coesão ou a uma grande habilidade para argumentação e convicção, aliado a uma imaginação muito fértil faz com que eu construa redações excelentes ainda que com alguns graves erros de gramática e ou ortografia. Se não me engano meus piores erros são de gramática, mas nem são tantos e com boa vontade tudo fica compreensível, eu acho rsrsrs(risos).
Recentemente... quando eu tinha uns 20 anos que dizia “recentemente”, era pra me referir a um período de 2 semanas ou no máximo 2 meses, mas agora pode ser de 2 semanas ou 2 anos, neste caso se refere a 2 anos já ou mais (isso é sinal de que estou me sentindo muito velho), então nesse período, descobri que gosto de física ou que pelo menos gosto mais do que de química e biologia, alias provavelmente porque física envolve mais a matemática.
São quase 5 da manhã e eu aqui acordado mas cheio de sono escrevendo, já ia esquecendo de dizer, outro aliado das minhas palavras é a minha inteligência emocional. Fui dormir...
Para fazer bom uso das palavras é muito importante saber ouvir os pensamentos das pessoas interpretando os sentimentos com profundidade e também ler muito. (hoje as 14:50 horas, na lan-house, só fui dormir após escrever esse ultimo trecho: “...profundidade e também ler muito”). Certamente agora redefini ou ajustei o texto e acrescentei algumas palavras pois o escrevi primeiramente como rascunho.





"O silêncio é luz na hora do desabafo solitário

Silêncio é arma de deixar cair pranto


Silêncio é virtude da meditação dos aflitos


Silêncio trás conforto,rega afirmação


Coloca confirmação cálida e fria nas palavras mortas


Implode alma,fere coração


Ajuiza mente e corpo,


Espelha recalco e respeito ao próximo


Engrandece quem vê


Apudia quem faz "


Nunca vi e ouvi dizer,que o silêncio não é benéfico a mente.


Nas minhas horas de prantos,recorro ao silêncio


Ninguém precisa saber,se sofro ou sobre-vivo.


Eu sim sei onde e como conciliar horas de solidão.

"

Refreia as suas palavras aquele que possui o conhecimento; e o homem de entendimento é de espírito sereno.     
Até o tolo, estando calado, é tido por sábio; e o que cerra os seus lábios, por entendido.
Provérbios 17:27e28








Nenhum comentário:

Postar um comentário