sábado, 18 de agosto de 2012

Pobre precisa ser respeitado

Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus.
Mateus 19:23
Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus.
Mateus 19:"Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus.

"Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus.
E outra vez vos digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus."
Mateus 19:23 e 24

Essa semana eu passei por uma experiência muito inspiradora. Aliás fazia muito tempo que também não me sentia tão bem disposto para encarar a vida de uma forma mais dura, como estou me sentido nesta semana.

Eu não gosto da pobreza mas amo o pobre. Hoje fui ao posto de saúde para fazer um cartão do SUS e lá pude voltar um pouco as minhas origens ou as minhas raízes.

Fui dormir as 4 horas da manhã para acordar as 5, pra estar no posto de saúde as 6 e pra começar a ser atendido as 8. Cheguei lá com um baita mau humor mas durante esse tempo de espera para ser atendido comecei a bater papo com outras pessoas na fila e logo meu mau humor passou dando lugar ao sorriso e a alegria.

A pessoa pobre sofre muito ou passa por muitas dificuldades mas que apesar de todas as dificuldades são muito perseverantes e são de uma humildades e simplicidade que não dá quase para explicar. Pra mim são pessoas que transmitem paz e que me encantam completamente. Além disso são pessoas honradas por Deus.

Achei interessante a abordagem do treinee que me entrevistou, principalmente ao me dizer que “uma pessoa ao nascer pobre não tem nada fácil”. Ao meu ver é verdade sim, concordo com a firmação do treinee, em parte ou a principio, mas com uma observação importante: uma coisa é o pobre não ter nada com facilidade, ou seja, enfrentar sempre muita dificuldade para conseguir o que quer que seja. Outra coisa bem diferente é usar isso a pretexto de se aproveitar dessa condição desfavorável do pobre para explorá-lo e desrespeitá-lo totalmente como pessoa, pessoa que afinal que merece ser tratado com respeito tanto quanto um rico.

Uma das coisas que mais me coroem e me matam aos poucos por dentro, é ver e saber que na sociedade em que vivemos milhares de pobres sofrem com diversas humilhações, preconceitos, julgamentos, discriminações, provocações, intimidações, ameaças, assédios morais etc e na maioria das vezes feitos por algum rico ou alguém com uma condição um pouco melhor, melhor no sentido de ter mais poder aquisitivo ou ter de mais dinheiro, enfim e que por isso se acha superior e acaba de se achar no direito de desrespeitar ao que é pobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário