sexta-feira, 31 de agosto de 2012

EMPREGOS HOJE

Trabalhar mais e ganhar menos ou ganhar mais e trabalhar menos, eis a questão ?

Meu falecido pai vivia repetindo os ditados : “quem trabalha não tem tempo pra ganhar dinheiro” e “trabalhando morreu um burro” e ele tinha razão mesmo.

Tem certos patrões que não podendo pagar um salário mais condizente com o perfil do profissional, contrata-o por ser uma pessoa idônea, honesta e de confiança mas em compensação tem que dar uma série de regalias ao funcionário. Porque um profissional que não recebe o que merece também trabalha de qualquer jeito e as vezes do pior jeito.

Bom na verdade, mai do que nunca ao meu ver trabalhar hoje em dia é mais uma questão de estar sempre no lugar certo, na hora certa e ainda de estar em contato direto com as pessoas certas, além de oportunidade e sorte. Prova concreta disso é o caso, a seguir que passou no Profissão Repórter desta semana:

Os processos seletivos para trainees de grandes empresas chegam a ser 10 vezes mais concorridos que os vestibulares para as melhores faculdades do país. O repórter Fernando David acompanha a seleção para uma grande rede de lojas, onde 19 mil inscritos concorrem a 73 vagas. Ele conta a história de Jonas, que já participou de 30 concursos e, graças à experiência, começou a dar aulas em um cursinho que prepara os candidatos.

Nessa mesma reportagem o tal rapaz que virou professor, o Jonas, participou de uma seleção e não passou, alias no final da reportagem ele confessa que jamais passou em uma seleção dessas.

De fato, se ele tivesse passado logo nas primeiras oportunidades provavelmente ele não teria essa vasta experiência que ele adquiriu e não estaria dando aulas para novos candidatos. Mas é um pouco suspeita a sua (dele) posição uma vez que o ideal a principio imagina-se seria que alguém que tivesse passado numa seleção dessas fosse o professor e não o contrário.

Portanto acredito que no final das contas é muito mais importante o que eu disse antes “estar sempre no lugar certo, na hora certa e ainda de estar em contato direto com as pessoas certas, além de oportunidade e sorte” do que necessariamente a própria capacidade física, emocional e intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário