segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Esconde ou mostra ?

Já dizia o velho ditado:: A quem tu fazes conhecer os teus segredos, tu fazes dono de ti. Então, é logico dizer que se todos souberem dos meus segredos, logo todos serão donos de mim e assim nenhum se fará dono de mim.
Em geral as pessoas quase sempre tem a grande ilusão de que não devem nada a ninguém e que por isso, justamente por isso não precisam dar satisfação alguma da sua vida ou não precisam explicar nada e nem mesmo expor o por que de fazer ou de deixar de fazer alguma coisa.
Eu devo sim para algumas pessoas e nem por isso deixaria que soubessem da minha vida intima ou particular, só por isso, afinal até onde eu sei os meus credores não são agiotas e eu nunca deixei e nem deixaria de pagar uma divida de proposito, tendo dinnheiro pra pagar.
Nós aprendemos a cultura Americana dos Estados Unidos, através dos filmes que assistimos na TV, que não devemos falar com estranhos. Isso é algo ridiculo, porque os nossos melhores amigos e namorados etc enfim as pessoas que hoje nos são mais intimas e que amamos, com excessão da própria familia, é óbvio, um dia foram completamente estranhas ou desconhecidas pra nós.
Não estou defendendo uma ideia sem noção, por exemplo, de que devemos sair por ai a fora gritando aos 4 cantos do mundo ou a esmo as senhas do cartão de crédito, da conta bancária. Divulgar amplamente seu endereço completo e numero de telefones e de documentos como CPF, Identidade. Não é nada disso, não digo que devemos fazer propaganda das coisas que nos são especialmente confidenciais e particulares. Porém é muito importante abnegar-se ao máximo de uma vida com total ou muita privacidade. Principalmente nos dias atuais em que somos ou estamos constantemente sob vigilancia intensa. Seja lá onde quer que vamos tem alguma camera nos espionando. Basta colocar um pé para fora de casa e pronto já acaba qualquer privacidade a que teriamos direito.
Nâo faz tanto tempo assim, há alguns anos atrás tinhamos bem mais direito a privacidade do que agora. Não dá sequer para esquecer e mexer no nariz pra tirar uma melequinha grudenta que incomoda (limpar o salão), porque corre-se o risco de ir parar no Youtube. Por outro lado, essa falta de privacidade tem nos proporcionado uma maior segurança e/ou proteção. Pelo menos é a justificativa dada pela presença de cameras de monitoramento em varios pontos de locais publicos.
Acho até que se fosse possivel ou legal alguns donos de empresas colocariam cameras inlcusive nos banheiros.
Ao meu ver o mais importante a se analisar é que quem não deve não teme e não se assusta com as consequencias de ter uma vida exposta como um livro aberto.
No passado e ainda hoje vemos exemplos de pessoas que são ou que foram muito importantes e que ao final da vida ou melhor dizendo, quase ao final da vida, escreveram suas auto-biografias que se tornaram fontes inspiradoras de literatura e/ou de historia, com as quais aprendemos muitas lições não só de filosofia, poesia e sociologia mas principalmente lição real de vida moral, civil e de éticas além de diversos outros aspectos.
Não é necessário esperar os 60 ou 70 anos para começar a escrever sua auto-biografia, é muito mais vantajoso ir escrevendo ao longo da vida, ao passo que os acontecimentos relevantes vão surgindo. E aos 60 ou acima dos 60 anos a memoria já não será capaz de lembrar tudo com as riquezas de detalhes esclarecedores ou também com a mesma emoção que teria se escrevesse logo em seguida, a medida que a historia fosse se desenrolando.
Se as pessoas podem te colocar apelidos ou podem rir de você. O melhor a fazer é, ria de si mesmo e invente algum apelido para si e deixe que as pessoas saibam desse apelido e se acostumem com o mesmo e depois diga as pessoas que você é o autor do apelido. É o que eu fiz, é o que tenho feito e tem dado muito certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário