segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O mal é mal

Condição social de pobreza ou riqueza não explica a maldade, pois tanto existe violencia e desonestidade entre os pobres como entre os ricos. Aparentemente tem mais violencia entre os pobres e mais desonestidade entre os ricos. Mas de fato nos dois lados tem violencia e desonestidade.
Em um manual de vida muito importante, diz a leitura que o dinheiro é a raiz de todos os males. Isso também é confuso, porque tem muita gente sem dinheiro e que faz o bem ao passo que tem também muita gente com dinheiro e que faz o bem.
Não é uma causa espiritual ou religiosa, pois o vaticano, os catolicos foram extremamente violentos, como a Historia nos prova , com a santa inquisição. Os fundamentalistas islamicos também se baseiam no divino, no santo para promover guerras e incentivar o terrorismo. Por outro lado os cristãos evangelicos nos dão grandes mostras de desonestidade. A igreja Universal do Reino de Deus e o bispo Macedo são verdadeiros ladrões, saqueadores, rou badores que brincam com a fé das pessoas. Mais um exemplo é a bispa Sonia da igreja Renascer. Ainda assim apesar desses exemplos tem varios exemplos bons na parte religiosa ou espiritual que é de conhecimento de todos.
O mal é um problema Geografico? Não, porque ele está presente em todos os lugares no mundo. Seria um problema principalmente ecologico, financeiro, cultural, filosofico, idiomatico etc ? Sim, o Mal está contido em todas essas coisas e está inclusive disfarçado em muitas situações. Mas ao meu ver o mal está entrelaçado basicamente a duas coisas: O mal é de ordem pessoal e ao memso tempo de ordem social. Logicamente ele começa em cada individuo e ems eguida se agrupa. O mal em uma única pessoa é tão grave quanto em todas.
Uma criança de 3 ou 4 anos de idade já pode ostentar a figura do mal em si mesma. Porque o mal é proveniente ou surge a partir da nossa natureza. Por isso uma criança em toda sua pureza pode apresentar ou demonstrar ainda muito cedo, enquanto bem pequena, uma grande força negativa ou maligna, seja através de desrespeito aos outros, o que alias parece comum em crianças de algumas familias que provavelmente traz ou carrega isso como uma tendencia predominante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário