quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SOS SER HUMANO URGENTE

Quando vemos uma pessoa famosa , muito famosa de grande sucesso como foi e ainda continua sendo até então, mesmo após ter morrido, Michael Jacsom. Não conseguimos ter a noção exata do numeroou de quantas outras pessoas também extremamente talentosas estão por trás dele. esse homem comum que se tornou mito, precocemente já quando criança.
Tento imaginar o quanto patrocinadores e empresários investiram, elevados financiamentos em dinheiro vivo ou em especie, é gasto sem se pensar em polpar. No alge de sua brilhante carreira, a cada nova apresentação ou gravação de um novo cd ou album, a sensação e a impressão que se tem é de que uma única pessoa se transformou no mapa da mina ou no p´roprio tesouro. Porque mais do que tudo o homem se tornou numa maquina de fazer fortunas e mais fortunas. Lucros e riquezas exorbitantes. Não é possivel medir o tamanho volumoso de valores investidos na promoção, divulgação e publicidade, não apenas sobre a voz ou da musicalidade sua, mas sua imagem e sua vida.
Assim deve ficar fácil, quando uma pessoa tão talentosa é acessorada por diversos colaboradoes e parceiros igualmente muito talentosos. Bem difrente é quando a pessoa talentosa conta com absolutamente ninguém para lhe apoiar, mas pelo contrário precisa se erguer sozinho lá de baixo.
Trabahar é bom, ser útil é bom, é servir pra alguma coisa, colaborar, ajudar alguém, contribuir para oc rescimento e afelicidade de outrem, desenvolver o talento de dentro de si. O que é ruim em trabalhar é a obrigação, a cobrança insistente, o horário fixo e ou o excesso de horas de trabalho. O mais grave é a falta de decencia de algumas empresas e de patrões, chefes, diretores etc que usualmente tratam os subordinados sem o devido respeito merecido. E o funcionario de baixa patente ou que ocupa um cargo infrior precisa se sujeitar a regras e obedecer a ordens absurdas. Logo o mal em trabalhar está nas condições do trabalho e nos relacionamentos com pessoas sem carater.

Posso ir refazer minha vida, tenho essa capacidade, mas bem longe daqui aliás esse lugar e o povo daqui não merecem quem eu sou e nem a minha presença. A única pessoa que merece é o meu filho mas a esta altura quando e se caso eu venha me reerguer em um lugar distante, já teria perdido muito tempo sem o meu filho e ele muito provavelmente já estaria numa fase de seguir com sua própria vida sem mim ou mais ligado a sua familia ou seja já casado e com filhos.

É muito decepcionante e ainda mais também frustante descobrir que as pessoas estudam, tem conhecimento através de livros e das salas de aulas. oje em dia então é possivelcontar com a popularização dos computadores, esses cada vez mais avançados e com Internet de alta velocidade. Algo que de 10 a 15 anos atrás não era assim.
É impressionante como quase tudo que sei hoje aprendi naturalmente no dia a dia, nas ruas e assistindo programas de TV, cinama, alguns fimes, mas principalmente o cotidiano. Por outro lado, a religião e a leitura biblica foram tão importantes quanto o cotidiano.
Tão absurdo pra mim é achar comum ou acreditar que uma pessoa pobre cuja base de escolaridade se comparado a pessoas de classe media e media alta pode ser igual. A vida do pobre já começamuito ruim a partir dai. A falta de uma base escolar de boa qualidade prejudica grandemente o futuro profissional e por sua vez destroi, dilacera as oportunidades e as esectativas de um futuro de vida melhor.
Tão absurdo e injusto quanto covarde é exigir do pobre a exata qualificação profissional tal qual a do rico ou de uma pesoa da classe media, isso como se o pobre tivesse exatamente as mesmas oortunidades que tem um rico, mas é o que faz o mercado de trabalho, é isso que acontece sucessivamente, seguidamente e constantemente enquanto o governo, a justiça e a sociedade parece fingir que não é nem com eles, não estão nem ai... porque a solução neste caso é tão simples de resolver se um pobre entra pra bandidagem, passa a roubar é só caçá-lo e trancafiá-lo na prisão .
Sobre as prisões, o absurdo aumenta e parece infito. A policia prende um sujeito, individuo até então cidadão logo é chamado meliante e é imediatamente considerado marginal. Quantas vezes é preso como réu primario ou no máximo reicidente pela segunda vez ma spor ser pobre e não poder pagar um advogado particular, mofa na cadeia e quando sai em liberdade ou foge, já se formou lá dentro criminoso e ai é apenas mais um pra estatistica da criminalidade e sem já ter mais nada a perder mesmo além de injustiçado e abandonado pela familia e amigos por vergonha, preconceito e constrangimento social, então o homem comete as maiores attrocidades e violencias. Tudo porque dá muito trabalho e custa caro recuperar ou reabilitar aquele que foi cidadão um dia.
Fico bobo, revoltado e indignado de ver como a justiça não funciona ou pior como só funciona a favor dos ricos. Fico igualmente revoltado e indignado em ver a hipocrisia social diante dessas coisas.
A pessoa por estar solta ou por ainda não ter sido aprisionada ou respondido a processo criminal, então supostamente é inocente, digna e honesta, pelo menos até que se prove o contrário. Mas ai é que está a questão, ninguém é criminosa até se tornar uma. Ninguém é insento de ultrapassar as margens da lei. Porém até que a policia pegue a pessoa em flagrante, com a boca na butija ou seja condenada pela justiça por algum crime, é totalmente inocente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário